Índice
Porque fazer uma auditoria fiscal? Conheça 8 motivos
Ter uma auditoria na sua empresa é fundamental para garantir o bom funcionamento e o crescimento empresarial. É também um importante auxílio para se manter distante de problemas com o Fisco
Todo empresário precisa saber sobre as informações fiscais da sua empresa. Sabemos que este assunto fica aos cuidados dos advogados e contadores, que são profissionais capacitados para isso, porém a responsabilidade desse conjunto de informações é da empresa.
Hoje, todas as informações fiscais, contábeis e financeiras são apresentadas pelo sistema SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).
Por meio da auditoria fiscal, de uma forma simples e com baixo custo, você, empresário, poderá ter conhecimento da consistência das informações da sua empresa passadas ao Fisco.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Somat pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Confira também os seguintes artigos:
- Transparência na contabilidade — entenda como é importante ter um contador alinhado com os seus propósitos
- Consultoria fiscal e tributária: saiba o que é e a importância
- Formas de tributação: entenda quais são e como elas funcionam
Quais os principais motivos pelos quais você precisa de uma auditoria fiscal?
1. Processos e informações que não são vistos com facilidade
A melhoria dos processos administrativos diminuirá os riscos de fraudes e informações que não são compatíveis com a organização.
A grande vantagem é que, por meio de uma auditoria fiscal digital, a empresa consegue visualizar as informações mais essenciais sobre os processos administrativos das suas operações, tomando nota dos acontecimentos atuais que estão associados à empresa e que talvez estejam trazendo prejuízos.
2. Com a auditoria, você pagará o justo
De acordo com um levantamento realizado pela própria Receita Federal, 95% das organizações do Brasil acabam pagando mais tributos do que o exigido, justamente porque, devido às constantes modificações na Legislação Tributária, o empresário acaba deixando de aproveitar os benefícios fiscais que são inseridos a favor do empreendedor e de seu negócio.
3. Pontos específicos dentro da organização
Tudo dentro da empresa é importante, mas, por meio de uma auditoria fiscal bem feita, é possível verificar pontos específicos, como: se a emissão da NF-e está correta, o controle de estoque e o cadastro de produtos.
Os auditores têm a missão de fazer essa análise para que possam, assim, identificar quais são os dados que estão colocando em risco o seu negócio.
4. Antecipação de riscos
Por meio de uma auditoria especializada, os gestores ficam conhecendo sobre os riscos de suas atividades, aprimorando, dessa forma, a gestão das suas operações, evitando desembolsos com multas e fiscalizações.
5. Leitura de todos os processos operacionais da instituição
Por meio de uma auditoria fiscal, todas as entradas e saídas de produtos são analisados detalhadamente, ou seja, é possível cruzar todas as informações passadas pela empresa ao Fisco e que todos os processos operacionais tenham uma leitura realista sobre os índices de performance dos processos envolvidos, bem como os pontos positivos e negativos.
6. Sistema seguro
Com base nesses recursos que são realizados para que a empresa possua condições de continuar com seus negócios, a RFB — Receita Federal do Brasil — coloca à disposição dos contribuintes o sistema PER/ DCOMP, criado pela própria Receita.
Sua utilização permite que o contribuinte tenha meios de recuperar créditos fiscais — que são identificados na auditoria fiscal. Dessa forma, é possível ter compensação nos pagamentos dos tributos que vierem no futuro.
7. Correção nas informações da empresa
Com uma boa execução de auditoria fiscal, aqueles pontos que apresentem divergência ou inconsistência — causados por erros nas informações ou interpretações equivocadas da legislação — passam a ser corrigidos dentro do sistema contábil da empresa. Assim, é possível ter redução dos tributos, ajudando a aumentar a competitividade e a eficiência da empresa em vários sentidos.
8. Investimento no crescimento empresarial e comercial
Toda empresa precisa crescer, obviamente. Um bom motivo pelo qual é vital que a empresa faça uma auditoria fiscal, podendo gerar um fluxo de caixa positivo para o pagamento dos seus tributos; ou os recursos podem ser utilizados em outros investimentos e atividades, tornando-se um apoio ao empresário.
Somat Contadores: auxiliando nos bons resultados para sua empresa
Toda empresa alinhada com essas ações tem a oportunidade de conhecer melhor as informações colocadas à disposição do Fisco, podendo tirar de uma situação adversa uma oportunidade competitiva.
Conte com o nosso apoio para realizar de forma eficaz uma auditoria fiscal em sua empresa.
Conheça agora as nossas soluções provenientes dos serviços de assessoria e consultoria fiscal e tributária.
CLIQUE AQUI E TENHA ACESSO A UMA AUDITORIA FISCAL EFICAZ PARA A SUA EMPRESA!