No último artigo falamos sobre quando é a hora de mudar de contador. É claro que quando se escolhe um profissional para cuidar de qualquer área da empresa, o intuito é que ele continue o máximo de tempo possível naquele trabalho. No entanto, nem sempre as coisas saem conforme planejado e é preciso entender que alguns momentos requerem mudança.
Índice
Se a decisão de romper com o antigo contador já foi tomada é necessário, então, compreender como contratar uma nova assessoria contábil.
1 – A primeira atitude após a decisão de encerrar uma contratação é verificar as cláusulas do contrato de prestação de serviços entre a sua empresa e o contador. Se houver alguma cláusula sobre a rescisão antecipada, atente-se ao prazo, à multa e avalie se a situação permite ou não esperar.
2 – Caso não haja nenhuma cláusula sobre a rescisão antecipada, você deverá formalizar o cancelamento dos serviços por e-mail ou por meio de uma carta registrada em correio. É provável que o contador peça cerca de 30 dias para organizar toda a documentação necessária para a devolução aos donos da empresa.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Somat pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
3 – Ainda antes do encerramento do contrato, é indicado que as negociações com a nova assessoria contábil já estejam em andamento. Dessa forma, você não fica sem respaldo técnico durante o período.
4 – No momento da transição, o contador anterior deve prover não só os documentos contábeis, mas um relatório completo com o levantamento dos últimos 5 anos da empresa, demonstrando possíveis débitos com o Fisco, bem como parcelamentos de dívidas que estejam em de andamento. A nova assessoria contábil pode te ajudar com isso – até porque ela precisará ter todas as informações em mãos para seguir cuidando do seu negócio. Neste período de mudança é também recomendado o preenchimento de um termo de transferência de responsabilidade técnica, que pode ser negociado entre as próprias empresas de contabilidade.
Considerações finais.
Por fim, vale lembrar que o trabalho com uma nova empresa de assessoria contábil deve ser baseado em confiança e transparência, fazendo o possível para que os mesmos erros não sejam cometidos.
E mais: é importante ter sempre em mente que o profissional da contabilidade deve oferecer muito mais que uma visão técnica e operacional das burocracias do segmento. É preciso que a empresa ou o profissional em questão seja antenado com as novas tecnologias do setor, com as mudanças recorrentes na legislação tributária e, a partir de então, fornecer uma visão ampla e estratégica para o seu negócio crescer de forma segura e sustentável.