Índice
Descubra as diferenças entre custos e despesas em sua prestadora de serviços
Saiba tudo o que você precisa sobre as diferenças entre custos e despesas em sua prestadora de serviços
Tanto os custos quanto as despesas estão relacionados às saídas do caixa da empresa, mas você sabia que eles são conceitos diferentes?
No artigo de hoje vamos explicar quais são as diferenças entre custos e despesas e qual a importância de conhecê-las e identificá-las em sua prestadora de serviços.
Confira!
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Somat pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Qual a diferença entre custos e despesas em uma prestadora de serviços?
Por mais que esses conceitos sejam tidos por muitos como sinônimos, no mundo contábil temos conceitos diferentes.
Os custos são definidos como os gastos relacionados ao serviço que são utilizados para a produção de outros serviços. Como assim? São os gastos relacionados à atividade-fim de uma empresa, os gastos diretamente ligados à prestação de serviços, como:
Compra de insumos para a realização de serviços;
- Salário dos funcionários que prestam os serviços aos clientes;
- Gastos com a compra e manutenção de equipamentos;
- Gastos com a conta de energia utilizada para prestação de serviços;
- Gastos com viagens para a prestação de serviços, etc.
Já as despesas estão relacionadas aos gastos com a manutenção da empresa e do serviço, mas que não afetam diretamente a sua realização, como:
- Contas de telefone e internet;
- Gastos com marketing;
- Aluguel;
- Impostos e taxas;
- Compra de matérias para empresa, como matérias de escritório e de limpeza;
- Despesas Financeiras, como tarifas de bancos e manutenção de contas e tarifas de boletos e máquinas de cartões, etc.
Qual a importância de identificar os custos e as despesas em sua prestadora de serviços?
Conhecer as diferenças entre custos e despesas em sua prestadora de serviços, é muito importante para a boa gestão da sua empresa, tendo em vista que você poderá realizar uma gestão efetiva de custos e despesas.
Isso implica em ser mais assertivo na redução de gastos em sua prestadora sem afetar e prejudicar a qualidade dos seus serviços e manutenção do negócio.
Além disso, saber separar e analisar custos e despesas também irá permitir que você tenha informações mais detalhadas para realizar a precificação correta dos seus serviços, um maior controle e organização do seu fluxo de caixa e maior assertividade na elaboração dos relatórios contábeis.
Ou seja, permitirá que o seu negócio tenha maior organização, economia e até mesmo uma melhora nos resultados. Para tanto, é fundamental que você conte com o suporte certo para ajudar você em todos esses processos.
Para saber mais, acesse:
- A redução de custos empresariais pode trazer benefícios ao seu negócio;
- Acompanhar a movimentação financeira contribui para uma gestão de sucesso na sua empresa.
Tenha uma gestão eficiente, organizada e lucrativa com o suporte da Somat Contadores!
Como foi possível perceber, entender as diferenças entre custos e despesas, saber identificá-los e analisá-los em sua prestadora de serviços é fundamental para que você tenha um maior controle sobre como os recursos financeiros da sua empresa estão sendo utilizados e planejar uma melhor forma de utilizar esses recursos em prol do crescimento e desenvolvimento de sua empresa.
Nesse sentido, é fundamental que você conte com o suporte de uma contabilidade especializada em prestadores de serviços para que sua empresa tenha o suporte necessário em todos os assuntos financeiros e contábeis.
Dessa forma, nós, da Somat Contadores, somos a opção ideal para você!
Entre em contato conosco para conhecer melhor os nossos serviços e entender como eles podem fazer a diferença em seu negócio. Estamos à sua disposição!
CLIQUE AQUI PARA CONTAR COM A CONTABILIDADE CERTO PARA A SUA PRESTADORA DE SERVIÇOS!