Bitributação: de que você precisa saber?

Saiba O Que É Quem Corre O Risco E Como Escapar Da BitributaÇÃo Agora Mesmo Blog - Contabilidade no Rio de Janeiro

Saiba o que é, quem corre o risco e como escapar da bitributação

Conheça tudo relacionado ao assunto e evite maiores problemas no cotidiano de sua empresa

O pagamento de impostos pode ser uma fonte de preocupação para aqueles que possuem um negócio.

Pode ser entediante e reduzir os ganhos da empresa a necessidade de fazer dois pagamentos para o imposto equivalente.

É por isso que é tão importante compreender o que é a bitributação, quando ela pode ocorrer, e como se manter afastado dela, particularmente ao estabelecer sua própria empresa.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Somat pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Neste artigo, você encontrará respostas a estas perguntas, permitindo-lhe compreender com precisão como agir no caso de este caso surgir em sua empresa.

Portanto, continue conosco e tenha uma ótima leitura!

O que significa a bitributação e por qual motivo ela ocorre?

A bitributação é quando o mesmo imposto é exigido por dois órgãos governamentais distintos, como a União, os estados e os municípios, de uma única pessoa ou empresa.

Essa prática não é permitida pela Constituição Federal, porém ainda pode ser encontrada devido a conflitos entre os órgãos correspondentes que são responsáveis pela cobrança de impostos.

Situações legítimas onde a bitributação é permitida são limitadas a apenas duas.

  • Em caso iminente de guerra externa, permitindo que o governo federal institua impostos extraordinários;
  • Em caso de bitributação internacional, quando dois países cobram os mesmos impostos sobre alguma renda, como dividendos, lucros, royalties, entre outros.

A bitributação ocorre, geralmente, devido à empresa com financiamento público ter seus próprios tributos para administrar.

Essa obrigação e demais deveres não podem ser transferidos ou combinados com outros fatores, o que significa que cada empresa tem o seu papel específico no cumprimento das próprias exigências.

Quem pode sofrer com a bitributação e como evitá-la?

Geralmente, essa dupla tributação é mais provável que aconteça a uma pessoa jurídica do que a uma pessoa física.

O ISS e o ICMS são dois tipos de tributação que podem ser aplicados duas vezes ao mesmo CNPJ.

O Imposto sobre Serviços é um imposto aplicado pelo município onde o CNPJ foi registrado, conforme estabelecido na Lei Complementar 116/03.

Esse tipo de tributação pode ocorrer quando duas cidades não concordam sobre quem deve ser responsável pela tributação, o que é frequentemente o caso quando uma empresa está sediada em um local, mas conduz suas atividades em outro.

Além disso, se a organização de inspeção da cidade na qual a empresa realmente executa seus serviços decidir impor uma taxa para o ISS, a bitributação também pode ser incorrida.

É um fato bem conhecido que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços pode levar à dupla tributação quando uma empresa tem que recolher impostos tanto do estado em que sua sede está situada quanto da área para a qual as mercadorias estão sendo enviadas.

Isso pode causar uma perturbação no fluxo de caixa das empresas e, em alguns casos, aumentar o custo dos bens e serviços para os consumidores.

Agora que você compreende o que é a bitributação, você pode estar se perguntando se existe uma abordagem para evadi-la.

Em algumas condições, há certas medidas que podem ser tomadas para evitar esta questão.

No entanto, se sua empresa participa de negócios internacionais, seja tratando de bens ou serviços, a bitributação é válida de acordo com a Constituição Federal, como mencionado anteriormente, já que nem todos os países têm contratos fiscais com o Brasil.

Contabilidade especializada para prestação de serviços

Quando você busca pela experiência da Somat Contadores para seus serviços especializados de contabilidade, tem acesso a uma equipe experiente que está equipada e atualizada com os mais recentes procedimentos para garantir a segurança financeira e a eficiência de suas operações comerciais.

Nossos profissionais estão prontos para atender a todas as exigências contábeis e financeiras de sua empresa para garantir os melhores resultados para sua empresa.

Sendo assim, ao contar com a contabilidade para prestadores de serviços, garantimos que tenha o devido auxílio para a produção de gastos, transparência, maior segurança de seus controles e todo o suporte necessário.

Conte com nossos especialistas para cuidar de todas as demandas contábeis e financeiras da sua empresa de serviços.  

Tenha os profissionais da Somat ao seu lado

Se você gostaria de ter profissionais qualificados, conhecedores e certificados para administrar todos os aspectos de seu negócio, então entre em contato conosco, da Somat.

Somos um escritório de contabilidade situado no Rio de Janeiro que está pronto para lhe fornecer os serviços essenciais e as soluções perfeitas para ajudá-lo de forma pessoal e individual, levando em conta o desenvolvimento e o avanço de sua empresa.

Clique aqui e veja como podemos te ajudar!

Summary
Bitributação: de que você precisa saber?
Article Name
Bitributação: de que você precisa saber?
Description
Saiba o que é, quem corre o risco e como escapar da bitributação. Continue a leitura conosco e esclareça suas dúvidas sobre o assunto!
Author
Publisher Name
SOMAT CONTABILIDADE E GESTAO LTDA
Publisher Logo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Contabilidade no Rio de Janeiro

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Lei nº 14.973/2024

Em 16 de setembro de 2024, foi publicada a Lei nº 14.973/2024, que trouxe alterações significativas na legislação tributária e previdenciária, novas medidas para a

Recomendado só para você
Quais são os tipos de linhas de crédito para empresas…
Cresta Posts Box by CP
plugins premium WordPress