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Qual é o papel da gestão por competências?
A gestão por competências impacta o desempenho profissional dos colaboradores. Ele busca minimizar a diferença entre o que o funcionário tem a oferecer e o que realmente a empresa espera que ele ofereça.
A gestão por competências é fundamental para otimizar os processos de gestão de pessoas, trazendo uma maior fluidez.
A ideia principal é impulsionar o desenvolvimento das organizações por meio do melhor aproveitamento das habilidades e das aptidões de todos os seus colaboradores.
A qualidade na prestação dos serviços oferecidos é resultado de alguns fatores; entre eles, uma equipe de alta performance.
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Neste artigo, apresentaremos todas as informações importantes para que seja possível entender as vantagens da gestão por competências. Confira!
Gestão de competências: qual é a definição?
A gestão por competências é um método usado pela gestão de pessoas para desenvolver e para administrar as habilidades dos profissionais.
Ela tem a função de identificar os desejos e as expectativas da organização para seus colaboradores.
Mas, primeiramente, vamos definir o que é competência.
Competência é a junção de três elementos: atitude, habilidade e conhecimento.
Esses elementos podem designar as competências essenciais para o desempenho de todas as funções.
Essas competências podem ser básicas, ou seja, necessárias para que a empresa funcione.
Podem, também, ser competências essenciais, fundamentais para que a empresa cumpra suas metas e para que ganhe o devido destaque.
A gestão por competências é considerada um modelo alternativo de gestão de pessoas, porque ele se difere dos tradicionais.
O foco desse modelo é identificar quais são as verdadeiras competências importantes para a empresa, por isso deve ser feita uma avaliação.
Podemos dizer que a gestão por competências compara as expectativas da organização e as competências dos trabalhadores. Assim, ela deseja diminuir o abismo entre eles.
Gestão por competências ou gestão de competência?
Pode parecer a mesma coisa, mas, nesse caso, o conectivo faz a diferença.
A gestão de competência foca a empresa e os seus resultados positivos por meio do cumprimento dos objetivos.
Já a gestão por competências tem o foco no indivíduo e no desempenho da equipe.
O objetivo é entender onde o profissional tem seu melhor desempenho e como isso impacta a organização.
Uma grande empresa prestadora de serviços precisa implantar as duas metodologias de gestão e, dessa forma, entregar excelência aos seus clientes.
Conheça a importância da gestão por competência em uma empresa?
As organizações são compostas por seres humanos que carregam para o local de trabalho sua personalidade, seus sentimentos e seu modo de vida.
Elas possuem diferentes habilidades, motivações, competências e aptidões, por isso é tão essencial um ambiente onde essas diferenças vivam em harmonia.
Esse tipo de gestão cria condições melhores para que os colaboradores entreguem o melhor de si, suprindo as necessidades da empresa.
A gestão por competências equilibra o potencial de entrega e as necessidades dos colaboradores, além de incentivar o feedback e de permitir uma melhora no gerenciamento dos talentos da empresa.
A gestão por competências melhora a capacidade e a visão estratégica da empresa, bem como otimiza os resultados na tomada de decisão.
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Neste artigo, entendemos que a gestão por competências tem o papel de gerenciar as habilidades técnicas dos colaboradores.
Portanto, ela tem a função de alinhar as necessidades da empresa e as habilidades de seus colaboradores.
Dessa forma, a prestação de serviços será impactada diretamente por meio de uma equipe de excelência e com maior sinergia.
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