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LTV: entenda o que é, como calcular e como melhorar
Já ouviu falar sobre Lifetime Value (LTV)? Podemos traduzir esse termo como “valor do ciclo de vida”. Contextualizando, o LTV permite que você saiba o quanto lucrou com cada cliente. Quer saber mais? Então confira nosso artigo!
O LTV (Lifetime Value) permite que você calcule quanto seus clientes geraram de receita para a sua empresa no período em que permaneceram fiéis aos seus serviços.
Saber analisar essa métrica é muito importante para que você consiga gerenciar melhor as finanças do seu negócio e não ter prejuízos.
Quer entender melhor sobre como utilizar essa métrica a seu favor? Então continue lendo este artigo!
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LTV: como calcular essa métrica
Calcular o LTV não é uma tarefa muito difícil, basta você utilizar uma fórmula bem simples para obter o resultado. A fórmula é:
LTV = ticket médio x média de compra por cliente ao ano x média do tempo de relacionamento
Como pudemos ver, para fazer o cálculo, é preciso estar atento às 3 métricas citadas acima:
- Ticket médio (valor médio de vendas por cliente);
- Média de compra por cliente ao ano (quantas vezes o cliente comprou naquele período); e
- Média do tempo de relacionamento (o período em que o cliente ficou fidelizado).
Sabendo os valores de cada métrica, é só substituir na fórmula e multiplicar os valores. O resultado é o seu LTV.
LTV: indicadores importantes que devem ser analisados
Além de encontrar o Lifetime Value dos seus clientes, é interessante prestar atenção em outras métricas caso queira melhorar seus resultados.
O churn rate (taxa de abandono) permite que você veja quantas pessoas desistiram dos seus serviços. Quanto maior essa taxa, menor o seu LTV.
O CAC (Custo de Aquisição de Cliente) indica o quanto a empresa gastou para fechar uma venda. Esse valor nunca deve ser maior que o valor do LTV.
Já o ticket médio, como citamos anteriormente, é o valor médio de vendas por cliente. Se esse valor sobe, seu LTV também vai melhorar.
Como melhorar o LTV do meu negócio
Apostar no marketing de conteúdo é uma dica unânime. Disponibilizar um conteúdo de valor para o seu público é a melhor forma de cativá-lo.
Ao atrair esse público e resolver suas dores, fica muito mais fácil transformá-lo em cliente.
Uma vez cliente, você deve apostar em fidelizá-lo. Uma boa forma de fazer isso é implementando o sucesso do cliente.
Outros pontos que podem te ajudar a melhorar o LTV do seu negócio são:
- Fazer pesquisas de satisfação;
- criar um programa de fidelidade;
- investir na qualidade de atendimento; e
- definir um perfil baseado nos seus melhores clientes.
Somat: vamos te ajudar a conquistar o mercado!
Agora que você já sabe tudo de que precisa para calcular e para melhorar seu LTV, vai ser muito mais fácil melhorar seus lucros!
Sabendo como analisar essas métricas, é possível melhorar ainda mais toda a estratégia do seu negócio.
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