Atuar como CLT ou PJ? Saiba qual opção escolher!

Clt Ou Pj O Que Voce Precisa Saber Antes De Escolher Blog - Contabilidade no Rio de Janeiro

Compartilhe nas redes!

CLT ou PJ: saiba como escolher a opção mais vantajosa!

Conheça as vantagens e as desvantagens de atuar como CLT ou PJ a fim de escolher a opção mais vantajosa para você

Antes de tomar a decisão sobre que tipo de trabalho (CLT ou PJ) você quer fazer, é importante entender as vantagens e as desvantagens de cada tipo. Assim, você poderá tomar uma decisão mais informada, acertada e vantajosa.

Sabemos que se trata de uma escolha importante. Por isso, preparamos o artigo de hoje explicando o conceito de cada regime de atuação, bem como suas vantagens e desvantagens, a fim de que você tome a decisão mais vantajosa para a sua carreira e saúde financeira.

Confira!

CLT ou PJ: do que se trata esses conceitos?

A sigla CLT significa Consolidação das Leis do Trabalho. Ela foi aprovada pelo DECRETO-LEI Nº 5.452, de 1º de maio de 1943 e é entendida como a relação tradicional de trabalho entre empregador e empregado, estabelecendo um vínculo empregatício.

Trata-se do que chamamos, popularmente, trabalho de carteira assinada.

PJ, por sua vez, significa pessoa jurídica. Trata-se de atuar como uma empresa através de um CNPJ.

Nesse caso, não há vínculo empregatício, portanto essa relação profissional não será regulada pela CLT.

Dessa maneira, todos os seus direitos e os seus deveres serão estabelecidos no contrato de prestação de serviços firmado pelas partes envolvidas.

A fim de que você tenha mais detalhes para realizar sua escolha e para o desenvolvimento de sua atividade, acesse os links abaixo:

CLT ou PJ: qual escolher?

Ao atuar como CLT, você não terá que lidar com os meandros legais do trabalho, como impostos, faturamento, licenciamento e outras questões administrativas. Você só terá que se concentrar em fazer seu trabalho da melhor maneira possível. 

Afinal, você será um funcionário da empresa, atuando com os direitos e com os deveres estabelecidos na CLT.

Desse modo, terá direitos como:

  • Salário, hora extra, adicional noturno e insalubridade;
  • 13º salário;
  • Férias anuais remuneradas;
  • Folga semanal;
  • FGTS;
  • Seguro-desemprego etc.

Por outro lado, deverá seguir e respeitar uma rotina fixa de trabalho, com uma carga horária definida, além de seguir as ordens de um superior.

Em contrapartida, se você trabalha como um prestador de serviços PJ, terá várias vantagens sobre o funcionário CLT. Você poderá desfrutar dos benefícios de ser seu próprio patrão e iniciar seu próprio negócio, desfrutando de maior liberdade e flexibilidade em termos de horas de trabalho.

Além disso, poderá abrir conta bancária como empresa, emitir nota fiscal, ter melhores opções de crédito e financiamento, participar de licitações etc.

 Por essa atuação de trabalho não ser caracterizada como vínculo empregatício, você não terá os direitos trabalhistas previstos na CLT. Em contrapartida, irá receber um valor superior ao salário, poderá atender a um maior número de empresas, aumentando sua carteira de clientes, adquirindo mais experiência e credibilidade.

A Somat Contadores pode ajudar você!

Sabemos que escolher entre atuar como CLT ou PJ pode não ser uma tarefa fácil… Mas nós, da Somat Contadores, estamos aqui para ajudar você!

Afinal, somos uma contabilidade especializada em prestadores de serviços!

Então, envie uma mensagem para que possamos conversar com calma. Assim, você tira suas dúvidas, e nós poderemos ajudar você a seguir o melhor caminho para a sua profissão.

Caso você deseje abrir o seu próprio negócio, atuando como PJ, por exemplo, vamos cuidar de todo processo de abertura e legalização de sua empresa.

Aguardamos o seu contato!

CLIQUE AQUI PARA FALAR CONOSCO AGORA MESMO!

5/5 - (1 vote)
Summary
Atuar como CLT ou PJ? Saiba qual opção escolher!
Article Name
Atuar como CLT ou PJ? Saiba qual opção escolher!
Description
CLT ou PJ: saiba como escolher a opção mais vantajosa! Leia o artigo que preparamos e confira as vantagens e desvantagens.
Author
Publisher Name
Somat Contadores
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Tire suas dúvidas sobre os direitos do prestador de serviços…
Cresta Posts Box by CP