Bolsa de Valores

Compartilhe nas redes!

A bolsa de valores é o mercado organizado onde se negociam ações de capital aberto (públicas ou privadas) e outros instrumentos financeiros como Ações e Opções.

Pode ser na forma de uma associação civil sem fins lucrativos, que mantém o local ou o sistema de negociação eletrônico adequado à realização de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, mas, o mais usual hoje em dia e que as Bolsas de Valores atuem como S/A`s visando lucro através de seus serviços. Seu patrimônio, no caso das associações civis, é representado por títulos pertencentes às sociedades corretoras que a compõem; no caso das S/A’s este patrimônio é composto por ações. A bolsa deve preservar elevados padrões éticos de negociação, divulgando – com rapidez, amplitude e detalhes – as operações executadas.

Embora existam entidades que só operam com pregão eletrônico (como a norte-americana Nasdaq), em sua maioria as bolsas de valores dispõem de um pregão físico, onde são realizadas as negociações.

As bolsas têm o dever de repassar aos investidores (através de revistas, boletins e meios eletrônicos) informações sobre seus negócios diários, comunicados relevantes de empresas abertas, dados de mercado e tudo o mais que contribua para a transparência das operações. No Brasil, a atividade das bolsas é fiscalizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em Portugal a atividade das bolsas é fiscalizada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

[button size=”medium” type=”normal” target=”_self” text=”Conheça a Somat Contadores” link=”https://somatcontadores.com.br/site/somat-contadores/empresa/”]
Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
[vc_column width="1/1"] É uma associação de membros deste mercado para…
Cresta Posts Box by CP