Capacidade Instalada

Compartilhe nas redes!

Capacidade instalada pode ser traduzida como o limite da produção ou a capacidade máxima de produção de uma fábrica. É a quantidade de unidades de produto que as máquinas e equipamentos instalados são capazes de produzir.

O nível de utilização da capacidade instalada  é dado pela relação entre o volume efetivamente produzido pela indústria (ou unidade industrial) e o que poderia ser produzido – se o equipamento estivesse operando a plena capacidade. Em outros termos, a diferença entre o volume efetivamente produzido e aquele que poderia se produzido se houvesse plena utilização da capacidade instalada, corresponde à capacidade ociosa.

A existência de capacidade ociosa pode ser causada por escassez de matérias-primas ou queda na demanda, eventualmente ligada a um período de recessão econômica; mas pode também estar associada a manobras monopolistas, que visem criar uma escassez artificial do produto e assim forçar um aumento de preços.

[button size=”medium” type=”normal” target=”_self” text=”Conheça nossos serviços de Contabilidade” link=”https://somatcontadores.com.br/site/servicos/pessoa-juridica/assessoria-fiscal-tributos-diretos-e-indiretos/”]
Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Taxa de câmbio Operação de troca de moeda nacional por…
Cresta Posts Box by CP