Como abrir uma empresa no Rio de Janeiro

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Após todo um período de planejamento, determinação do seu público-alvo, estudo de mercado, concorrência, entre outros, chega, finalmente, o momento de você legalizar sua empresa.  Para muitas pessoas, essa pode parecer a parte mais cansativa por conta da burocracia, mas com o suporte de profissionais especializados, tudo fica muito mais simples.

Entenda como funciona, passo a passo, para abrir uma empresa no Rio de Janeiro:

1- Identifique o segmento de atividade em que atuará, podendo ser prestação de serviços, indústria ou comércio atacadista ou varejista.

2 – Entenda o tipo de natureza jurídica, ou seja, o regime jurídico no qual ela se enquadra. Isso determinará a forma como a fiscalização atuará junto ao seu negócio e deve ser feito no ato da formalização da empresa. Conheça os tipos de natureza jurídica:

  • Empresário Individual
    Atua individualmente, em nome próprio uma atividade empresarial. Com responsabilidade ilimitada, responde com seus bens pessoais pelas obrigações assumidas com a atividade empresarial. As atividades exercidas podem ser industrial, comercial ou prestação de serviços, exceto serviços de profissão intelectual.
  • MEI ou Micro Empreendedor Individual 
    É o empresário individual com receita bruta anual até R$81.000,00, optante pelo Simples Nacional e SIMEI, não podendo ser sócio, titular ou administrador de outra empresa. Pode ter no máximo um empregado e não pode ter mais de um estabelecimento (filial).
  • Sociedade Limitada
    Compreende dois ou mais sócios em atividades de produção ou circulação de bens e serviços.
  • Sociedade Anônima
    Não requerem contrato social ou similares.
    São negócios que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas o divide em ações, que podem ser livremente transacionadas.
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada
    Formada por uma única pessoa com capital pertencente somente a ela.
    O capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário mínimo vigente.

3 – Consulta Previa de Local – antes de negociar o contrato de locação é necessária a Prefeitura analisar se a atividade que a sua empresa irá exercer é permitida no endereço pretendido, segundo as leis de zoneamento e uso do solo urbano.

Com as definições acima, será necessário providenciar toda a documentação para abrir sua empresa no Rio de Janeiro.

Documentos necessários para a abertura da empresa:

  • 1 cópia simples do comprovante de residência de cada um dos sócios;
  • 1 cópia autenticada do RG e CPF de cada sócio;
  • 1 cópia simples da certidão de casamento de cada sócio, se for o caso;
  • 1 cópia da folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente, caso não, 1 cópia simples do título de eleitor, quando for o caso;
  • E ainda, 1 cópias simples do espelho do IPTU do Imóvel;
  • 1 cópia simples do Contrato de Locação ou Compra e Venda do imóvel onde o negócio estará localizado;
  • 1 cópia simples do certificado de aprovação de toda edificação, caso o endereço seja localizado em condomínio/prédio comercial.

Logo que a documentação estiver de acordo com o solicitado, suas informações são enviadas à Receita Federal, Junta Comercial ou Cartório de Registro Civil, dando início ao processo de abertura.

Com todas as definições realizadas e documentos em ordem, entre 8 a 10 dias úteis após o envio, você consegue a aprovação do seu cadastro e terá o Contrato Social e CNPJ.

Com o envio de informações à prefeitura através de uma consulta prévia de local com tipo de atividade e endereço pretendido, o alvará de funcionamento será deferido após o registro da empresa e sua liberação se dará em 5 a 8 a dias após o pagamento de taxa de licenciamento.

Com tantos detalhes e burocracia, ter um contador de confiança para auxiliar em todo o processo pode te poupar muito tempo e evitar dores de cabeça desnecessárias. Quando o assunto for a abertura da sua empresa, escolha um escritório de contabilidade consolidado, experiente e bem preparado para executar todo o processo, de forma completa.

 

[action type=’elegant’ background_color=’#1e9944′ border_color=’#1e9944′ link=’https://materiais.somatcontadores.com.br/abertura-de-empresa’]

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Encontre O Regime Tributario Ideal Para Sua Prestadora De Servicos Blog - Contabilidade no Rio de Janeiro

Regime tributário: qual o ideal para prestadores de serviços

Entenda como garantir o enquadramento no regime tributário ideal para sua grande prestadora de serviços! Saiba como evitar carga tributária excessiva, enquadrando sua prestadora de serviços no regime tributário mais adequado Manter uma prestadora de serviços de grande porte operando

Confira Agora Um Guia Completo De Como Regularizar A Sua Sociedade Blog - Contabilidade no Rio de Janeiro

Legalização de sociedade: como garantir?

Descubra agora o que é preciso para garantir a legalização de sociedade de prestadores de serviços Manter a sua prestadora de serviços em dia é fundamental para continuar no caminho do sucesso e, assim, lucrar muito Abrir uma sociedade certamente

Recomendado só para você
A Secretaria Municipal de Fazenda do Rio Janeiro tem intensificado…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top