Como escolher uma nova assessoria contábil?

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

No último artigo falamos sobre quando é a hora de mudar de contador. É claro que quando se escolhe um profissional para cuidar de qualquer área da empresa, o intuito é que ele continue o máximo de tempo possível naquele trabalho. No entanto, nem sempre as coisas saem conforme planejado e é preciso entender que alguns momentos requerem mudança.

Se a decisão de romper com o antigo contador já foi tomada é necessário, então, compreender como contratar uma nova assessoria contábil.

1 – A primeira atitude após a decisão de encerrar uma contratação é verificar as cláusulas do contrato de prestação de serviços entre a sua empresa e o contador. Se houver alguma cláusula sobre a rescisão antecipada, atente-se ao prazo, à multa e avalie se a situação permite ou não esperar.

2 – Caso não haja nenhuma cláusula sobre a rescisão antecipada, você deverá formalizar o cancelamento dos serviços por e-mail ou por meio de uma carta registrada em correio. É provável que o contador peça cerca de 30 dias para organizar toda a documentação necessária para a devolução aos donos da empresa.

3 – Ainda antes do encerramento do contrato, é indicado que as negociações com a nova assessoria contábil já estejam em andamento. Dessa forma, você não fica sem respaldo técnico durante o período.

4 – No momento da transição, o contador anterior deve prover não só os documentos contábeis, mas um relatório completo com o levantamento dos últimos 5 anos da empresa, demonstrando possíveis débitos com o Fisco, bem como parcelamentos de dívidas que estejam em de andamento. A nova assessoria contábil pode te ajudar com isso – até porque ela precisará ter todas as informações em mãos para seguir cuidando do seu negócio. Neste período de mudança é também recomendado o preenchimento de um termo de transferência de responsabilidade técnica, que pode ser negociado entre as próprias empresas de contabilidade.

Considerações finais.

Por fim, vale lembrar que o trabalho com uma nova empresa de assessoria contábil deve ser baseado em confiança e transparência, fazendo o possível para que os mesmos erros não sejam cometidos.

E mais: é importante ter sempre em mente que o profissional da contabilidade deve oferecer muito mais que uma visão técnica e operacional das burocracias do segmento. É preciso que a empresa ou o profissional em questão seja antenado com as novas tecnologias do setor, com as mudanças recorrentes na legislação tributária e, a partir de então, fornecer uma visão ampla e estratégica para o seu negócio crescer de forma segura e sustentável.

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Confira Agora Um Guia Completo De Como Regularizar A Sua Sociedade Blog - Contabilidade no Rio de Janeiro

Legalização de sociedade: como garantir?

Descubra agora o que é preciso para garantir a legalização de sociedade de prestadores de serviços Manter a sua prestadora de serviços em dia é fundamental para continuar no caminho do sucesso e, assim, lucrar muito Abrir uma sociedade certamente

Potencialize Seus Numeros Com Um Escritorio De Contabilidade Eficiente No Rio De Janeiro Blog (1) - Contabilidade no Rio de Janeiro

Escritório de contabilidade no Rio de Janeiro

Descubra de que forma um escritório de contabilidade no Rio de Janeiro pode potencializar os números da sua empresa!  Consolidar uma empresa de grande porte não é simples – e para manter os excelentes resultados constantes, um escritório de contabilidade

Recomendado só para você
Todo processo seletivo é trabalhoso e tem um custo alto…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top