CPF bloqueado por não declarar IR? Veja o artigo e saiba o que fazer

Esta Com O Cpf Bloqueado Por Nao Entregar A Declaracao De Ir Descubra O Que Fazer E Regularize A Sua Situacao Leia O Artigo E Entenda Blog - Contabilidade no Rio de Janeiro

Compartilhe nas redes!

Não entregou a declaração de IR e seu CPF está bloqueado? Descubra agora o que fazer

Ter o CPF bloqueado por não entregar a declaração do IR pode gerar diversos problemas. O ideal, nesses casos, é a resolução do problema imediatamente após sua descoberta, por isso preparamos este artigo para te orientar a como agir nesse caso.

A declaração do Imposto de Renda é uma obrigação federal que incide tanto sobre pessoa jurídica quanto pessoa física.

Anualmente, a Receita Federal libera as regras acerca da obrigatoriedade da apresentação da declaração de IR. O não cumprimento da entrega, conforme estipulado, acarreta diversos problemas para o contribuinte, como multa e o bloqueio do CPF.

Se você está com o CPF bloqueado por falta de apresentação da declaração do Imposto de Renda, leia este artigo e entenda o que fazer nesse caso.

Antes disso, entenda mais sobre a declaração de IR e a importância de não deixar de declará-la.

Clique nos links abaixo e veja material que preparamos para você em nosso blog.

O CPF bloqueado impede a pessoa de tirar passaporte, de fazer financiamentos e implica várias outras restrições que podem causar uma grande dor de cabeça.

Saiba que, se você não entregou a declaração de IR em casos de obrigatoriedade, pode estar, sim, sujeito a ter o CPF bloqueado. 

Se já está com o CPF bloqueado e sofrendo com essas restrições, continue a leitura e saiba o que fazer.

Como saber se o CPF está bloqueado?

É possível verificar se seu CPF está bloqueado através do site da Receita Federal ou do SERASA, basta apenas preencher as informações pedidas e solicitar a realização da pesquisa no site.

  • Veja a situação do seu CPF através do site da Receita Federal clicando aqui;
  • Para consultar a situação do CPF através do SERASA, basta clicar aqui.

Por quais motivos o CPF pode ser bloqueado?

Entenda a diferença entre CPF bloqueado, suspenso, cancelado, bloqueado e nulo. Veja quais os motivos para cada situação abaixo.

  • CPF bloqueado

Ocorre em casos em que o contribuinte está em dívidas perante o fisco, aspecto gerado pela falta da entrega da declaração do Imposto de Renda, como visto anteriormente.

  • CPF suspenso 

Nesse caso, o indivíduo pode ter o CPF bloqueado por ter deixado de votar, ou até possíveis problemas como informação incorreta no cadastro nacional.

  • CPF cancelado 

Esse caso ocorre muito por fatores como múltiplo CPF e se dá por decisão judicial ou administrativa.

  • CPF nulo

Ocorre por conta de fraudes comprovadas no documento.

O que acontece em casos de CPF bloqueado?

No caso de CPF bloqueado, o contribuinte não consegue fazer financiamentos, compras no crédito, pode ter contas bloqueadas e ficar impedido de fazer a emissão de passaporte, bem como fica impedido de solicitar cartão de crédito e não consegue receber benefícios governamentais, além de não poder fazer inscrição em faculdades e em concursos.

Como regularizar o CPF bloqueado?

No caso de bloqueio pela falta da entrega da declaração, é bem fácil de resolver. Apenas entregue as declarações ou a declaração que está em falta, e a Receita fará a atualização do seu CPF.

Vale lembrar que toda a entrega atrasada gera multa, então converse com um profissional especializado e entenda mais sobre a importância da entrega da declaração e evite problemas como esse.

Conte com a Somat Contadores para fazer a regularização do seu CPF e para entregar a declaração do Imposto de Renda. Contamos com profissionais de excelência na prestação de serviços contábeis para mudar a maneira como você encara as obrigações fiscais. 

CLIQUE AQUI E TENHA O APOIO DE UM PROFISSIONAL PARA TE AJUDAR A RESOLVER QUESTÕES COM SEU CPF!

5/5 - (1 vote)
Summary
CPF bloqueado por não declarar IR? Veja o artigo e saiba o que fazer
Article Name
CPF bloqueado por não declarar IR? Veja o artigo e saiba o que fazer
Description
Não entregou a declaração de IR e seu CPF está bloqueado? Descubra agora o que fazer. Leia nosso post e confira!
Author
Publisher Name
Somat Contadores
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Confira Agora Mesmo Todos Os Detalhes Sobre As Mudancas Geradas Por Meio Da In 112 Blog (1) - Contabilidade no Rio de Janeiro

IN 112: O que você precisa saber?

Saiba quais as novidades que a IN 112 traz com as novas mudanças A Instrução Normativa 112 busca oferecer maior tranquilidade e segurança no momento

Recomendado só para você
Veja como complementar a contribuição e se seu sócio pode…
Cresta Posts Box by CP