Índice
O que muda na tributação brasileira no ano de 2022
A carga tributária brasileira é elevada! Saiba o que muda na tributação brasileira no ano de 2022. Leia nosso artigo para saber mais.
Um assunto que não saiu dos noticiários foi a Nova Reforma Tributária, então vamos debater o que muda na tributação brasileira no ano de 2022.
A carga tributária no Brasil é um grande problema na vida das pessoas físicas e jurídicas. O que esperar do cenário tributário para o próximo ano traz grandes aflições.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Somat pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Neste artigo iremos lhe contar quais são as sugestões e as propostas em andamento e como e quando elas irão impactar na vida do cidadão contribuinte.
Se você está curioso para entender um pouco melhor esse assunto, não deixe de ler até o final!
Tributação no Brasil em 2022: veja o que muda
O que é tributação?
Tributação nada mais é que a cobrança de tributos, que pode acontecer sobre o consumo, a renda ou sobre o patrimônio de pessoas jurídicas e físicas.
Os principais tributos existentes hoje são:
- ICMS;
- IPI;
- ISS;
- PIS;
- Cofins;
- Imposto de Renda;
- CSLL e;
- contribuições sobre a folha de pagamento.
A arrecadação tributária brasileira é muito elevada, chegando a representar 35% do PIB no Brasil.
Com relação à tributação empresarial, nós temos três regimes tributários diferentes:
- lucro real;
- lucro presumido e;
- Simples Nacional.
O que é Reforma Tributária?
A Reforma Tributária objetiva rever a organização dos tributos brasileiros: quais são eles, para que servem, como arrecadam e quais as melhores formas de serem cobrados.
Segundo o atual Ministro da Economia, Sr. Paulo Guedes, a reformulação na cobrança dos impostos brasileiros não visa o aumento dos valores pagos atualmente.
O que, então, muda na tributação brasileira no ano de 2022?
Quais as propostas para 2022?
As principais mudanças no cenário federal estão ligadas à unificação do PIS e Cofins, gerando a Contribuição Sobre Bens e Serviços – CBS e alterações relacionadas ao imposto sobre a renda.
A criação do CBS tem sido vista como positiva pela maior parte dos estudiosos. Com o objetivo de simplificar a tributação e reduzir as cobranças, a pauta é animadora.
Porém, devemos ter cuidado e ficar atentos para que a proposta animadora não se torne em uma cascata de cobranças adicionais no futuro.
A outra proposta sob análise é referente às alterações na tabela progressiva do imposto de renda.
Esse projeto altera as regras da cobrança do Imposto de Renda, aumentando de R$ 1.903,98 para R$ 2.500,00 a faixa de isenção e define em 15% a taxa de lucros e dividendos.
O projeto já foi aprovado na Câmara dos Deputados e aguarda o resultado no Senado.
Além dessa, existem outras tributações sob análise. A Reforma ainda tem sofrido alterações e hoje se encontra na segunda fase.
Somat: uma contabilidade especializada em tributos
Sabendo quais são as propostas e como anda a análise sobre cada uma, você é capaz de criar um planejamento para o seu próximo ano.
O assunto tributação sempre traz um desconforto e, se você precisa saber um pouco mais sobre como essas mudanças poderão impactar o seu negócio, conte conosco!
Um contador pode lhe explicar o que muda na tributação brasileira no ano de 2022 e como você deve proceder em relação a tais alterações.
Nós, da Somat, somos uma contabilidade de entende de tributos e estamos atualizados quanto às principais mudanças na área.
Entre em contato, clicando no ícone do WhatsApp presente na sua tela, fale conosco e conheça os benefícios de contar com o nosso suporte!