Imposto de Renda 2022: o prazo para a entrega é prorrogado.

A Receita Federal Anunciou A Prorrogacao Do Prazo Final Para A Entrega Do Irpf 2022 Blog - Contabilidade no Rio de Janeiro

Compartilhe nas redes!

Imposto de Renda 2022 tem prazo final para a entrega prorrogado pela Receita Federal

Ainda dá tempo para o contribuinte que ainda não entregou realizar o envio.

A Receita Federal prorrogou o prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda da pessoa física, o prazo anterior terminava no fim de abril, agora os contribuintes que ainda não se organizaram quanto à documentação têm um tempo extra para se manter em dia com o governo.

A entrega do documento após o prazo previsto tem multa estipulada pela Receita Federal. Vale ressaltar que, se você espera a restituição, as declarações que foram entregues primeiro recebem as respectivas restituições também nos primeiros lotes.

Continue a leitura e entenda as regras e os novos prazos para a declaração do IRPF 2022.

Para ficar a par de tudo sobre a declaração do Imposto de Renda, veja os artigos que preparamos em nosso blog. Acesse os links abaixo.

Quais os novos prazos para a entrega da declaração do IRPF 2022? 

A Receita Federal, através da Instrução Normativa nº 2.077/2022, publicada no Diário da União na última terça-feira, 05 de abril de 2022, prorrogou o prazo da entrega da declaração do Imposto de Renda, que antes era de até dia 29 de abril, para o dia 31 de maio de 2022.

Com isso, a Receita busca minimizar ainda possíveis efeitos gerados em decorrência da pandemia de covid-19, bem como visa minimizar a quantidade de pessoas que possam não enviar a declaração.

Quais os prazos foram alterados com a IN nº 2.077/2022?

Além da Declaração de Ajuste Anual (declaração normal), prazo até 31 de maio de 2022, também foram prorrogadas até o dia 31 de maio:

  • Declaração de Saída Definitiva do País;
  • Declaração Final de Espólio (pessoa falecida).

Como ficaram os prazos para o pagamento de quem tem impostos a quitar?

O imposto a pagar teve o seu vencimento também adiado para o final de maio. As datas para pagamentos via débito automático foram modificadas para início em 10 de maio a primeira cota, até 31 de maio as demais.

Como fica a restituição do IR com a prorrogação do prazo final para a entrega da declaração?

Apesar de o prazo final ter sido adiado para 31 de maio, a Instituição Normativa mantém os mesmos prazos para a restituição do IRPF 2022, com o primeiro lote também previsto para 31 de maio. Veja como fica a restituição do IR em lotes.

1º – 31 de maio;

2º – 30 de junho;

3º – 30 de julho;

4º – 31 de agosto;

5º – 30 de setembro.

Tenha o apoio da Somat Contadores

Apesar de parecer ser uma tarefa fácil, o preenchimento de um documento fiscal deve ser realizado com atenção e, de preferência, por profissionais, tendo em vista a complexidade das informações solicitadas e necessárias.

Com o auxílio da Somat Contadores, você garante uma declaração sem erros e dentro dos prazos estabelecidos, além de ter sua restituição garantida, quando de direito, e de ficar longe de problemas com o governo.

CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA A SUA DECLARAÇÃO DO IR DENTRO DO PRAZO

Classifique nosso post post
Summary
Imposto de Renda 2022: o prazo para a entrega é prorrogado.
Article Name
Imposto de Renda 2022: o prazo para a entrega é prorrogado.
Description
Imposto de Renda 2022 tem prazo final para a entrega prorrogado pela Receita Federal. Ainda dá tempo para realizar o envio.
Author
Publisher Name
Somat
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Confira Agora Mesmo Todos Os Detalhes Sobre As Mudancas Geradas Por Meio Da In 112 Blog (1) - Contabilidade no Rio de Janeiro

IN 112: O que você precisa saber?

Saiba quais as novidades que a IN 112 traz com as novas mudanças A Instrução Normativa 112 busca oferecer maior tranquilidade e segurança no momento

Recomendado só para você
Veja agora dicas de como realizar uma revisão tributária efetiva.…
Cresta Posts Box by CP