Obrigações tributárias para fevereiro: veja agora quais são elas!

Obrigacoes Tributarias Confira As Principais Informacoes Sobre O Que Voce Deve Pagar No Mes De Fevereiro Blog - Contabilidade no Rio de Janeiro

Compartilhe nas redes!

Conheça a agenda de obrigações tributárias para fevereiro

Confira, neste artigo, todas as suas obrigações tributárias para fevereiro e as principais informações sobre o tema.

Para você, empresário ou prestador de serviço, é fundamental conhecer as obrigações tributárias para manter os pagamentos em dia.

Ao longo do ano, as empresas de todos os portes têm uma série de obrigações tributárias com o governo.

Se você precisa entender mais sobre este assunto, continue lendo este artigo, pois nas próximas linhas, iremos explicar tudo para você. 

Entendendo o que são as obrigações tributárias

A obrigação tributária acontece entre o contribuinte e o governo, sendo divididas em obrigações principais e acessórias. 

Ambas possuem finalidades diferentes para a prática tributária. As principais se referem a tributos exigidos às empresas para atenderem a legislação.

São elas: Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). 

O pagamento é feito de forma trimestral ou anual, isso irá depender da opção escolhida junto a Receita Federal. 

As obrigações tributárias acessórias são as que o contribuinte opta para que a sua situação se mantenha regular perante o fisco, podendo aparecer em documentos fiscais eletrônicos, declarações e lançamentos no sistema público. 

Confira, a seguir, os detalhes sobre as declarações de Imposto de Renda, de serviços médicos e sobre atividades imobiliárias.

  • Declaração de Imposto de Renda

As informações sobre o pagamento do Imposto de Renda Pessoa Jurídica pago pelas empresas devem ser enviadas pelo sistema do Simples nacional, ou pela DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais) e ECF (Escrituração Contábil Fiscal).

  • Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (DMED)

Nesta declaração, deve-se informar pagamentos recebidos por pessoas jurídicas ou pessoas físicas equiparadas, bem como prestadoras de serviços voltadas à saúde e planos privados de assistência. 

Dentre suas finalidades, essa declaração é utilizada para que a Receita Federal possa cruzar dados com as informações enviadas por meio da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física, sobre as deduções relativas a serviços de saúde.

  • Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (DIMOB)

Esta é uma obrigação destinada a corretores de imóveis, a imobiliárias, construtoras, etc. 

Sendo assim, deverá enviá-la empreendimentos que tenham realizado ou intermediado transações imobiliárias, como venda ou locação, que lotearam terrenos, realizaram incorporação, fizeram sublocação de imóveis, administraram construção, dentre outros.

As multas da declaração deverão ser pagas por quem enviá-las em atraso, ou enviarem com informações incorretas ou incompletas.

Obrigações acessórias de fevereiro

Confira algumas das outras obrigações acessórias para fevereiro:

5 de Fevereiro: GFIP (guia de recolhimento de garantia do tempo de serviço e informações à previdência social);

12 de Fevereiro: envio da DCTFWeb (declaração de débitos e créditos tributários federais previdenciários e entidades e fundos);

23 de Fevereiro: envio da DCTF (declaração de débitos e créditos tributários federais);

26 de Fevereiro: DIF (cigarros), DIF (papel imune), DME (declaração de operações liquidadas com moeda em espécie) e DIRF (declaração de imposto de renda retido na fonte).

Como podemos observar, são muitas as obrigações tributárias que você precisa cumprir. Por isso, é fundamental contar com o auxílio de um profissional contábil para te ajudar. Assim, você garante que irá cumprir com todas as obrigações e prazos, evitando problemas com a Receita Federal.

A Somat Contadores pode ajudar você!

Se você é um prestador de serviço, não importa o segmento de atuação, é importante ficar atento às obrigações tributárias para fevereiro.

A Somat Contadores pode ajudar você nesse momento tão importante e contribuir para evitar o pagamento de multas e outras penalidades. Afinal, somos especialistas em contabilidade para prestadores de serviços.

Nosso time conta com profissionais especializados em serviços contábeis, fiscais, tributários, trabalhistas e muito mais. 

Sendo assim, não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo, basta clicar no ícone do WhatsApp.

A Somat pode ajudar você!

CLIQUE AQUI PARA TER UMA GESTÃO TRIBUTÁRIA DE EXCELÊNCIA!

5/5 - (1 vote)
Summary
Obrigações tributárias para fevereiro: veja agora quais são elas!
Article Name
Obrigações tributárias para fevereiro: veja agora quais são elas!
Description
Conheça a agenda de obrigações tributárias para fevereiro. Leia nosso post e confira todas as informações sobre o assunto.
Author
Publisher Name
Somat Contadores
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Confira Agora Mesmo Todos Os Detalhes Sobre As Mudancas Geradas Por Meio Da In 112 Blog (1) - Contabilidade no Rio de Janeiro

IN 112: O que você precisa saber?

Saiba quais as novidades que a IN 112 traz com as novas mudanças A Instrução Normativa 112 busca oferecer maior tranquilidade e segurança no momento

Recomendado só para você
Passo a passo de como declarar seu imposto retido na…
Cresta Posts Box by CP