6 erros na gestão financeira da sua empresa para evitar

Veja 6 Erros Na Gestao Financeira Da Sua Empresa Que Devem Ser Evitados Blog - Contabilidade no Rio de Janeiro

Compartilhe nas redes!

6 erros que devem ser evitados na gestão financeira de sua empresa.

A gestão financeira é uma das preocupações mais recorrentes para um empreendedor, afinal ela é necessária para garantir o bom funcionamento da empresa a longo prazo. Veja agora 6 erros na gestão do setor financeiro de um negócio que devem ser evitados.

A gestão financeira de uma empresa é fundamental para seu funcionamento, para se destacar no mercado e crescer, sem um bom gerenciamento do setor financeiro, a empresa pode estar fadada ao fracasso, tendo em vista que o financeiro é fundamental para manter todas as atividades fundamentais dentro da empresa.

Independente do porte empresarial, manter uma boa gestão garante segurança financeira para o negócio, porém ainda são muitos os gestores que cometem erros com esse gerenciamento. 

Para evitar que a empresa passe por dificuldades, é importante ter um conhecimento de gestão, afinal muitas vezes um descontrole no fluxo de caixa, má gestão de impostos, podem acabar comprometendo de forma gravíssima o capital de giro da empresa.

Veja agora 6 erros para evitar cometer erros no seu gerenciamento financeiro.

Quer melhorar ainda mais a gestão do seu negócio? Para garantir a prestação de seus serviços com mais segurança e ter os resultados financeiros esperados, veja no nosso blog uma série de artigos de gestão para você, prestador de serviços. Acesse os links abaixo.

O que é gestão financeira?

A gestão financeira se trata do gerenciamento de processos e recursos que envolvem o setor financeiro de uma empresa.

Nesse caso, gerenciar uma empresa financeiramente, é manter um análise, planejamento e controle dos processos financeiros da mesma, desse modo, é possível com uma boa gestão financeira garantir a saúde financeira da empresa, evitar desperdícios e saber onde, quando e como investir para o crescimento da mesma.

Erros nessa gestão quando recorrentes podem levar a empresa  a ter sérios problemas ou até a falência, veja abaixo 8 erros de gestão a serem evitados em sua empresa.

     1. Misturar finanças pessoais com da empresa

Apesar de parecer um erro óbvio, isso ainda ocorre com frequência.

Muitas vezes o empreendedor paga despesas pessoais com o caixa da empresa, isso acaba se tornando um grave problema pois acaba comprometendo o lucro da empresa que deveria ser utilizado para o bem da empresa, além de dificultar gravemente a gestão do financeiro. 

     2. Não controlar o fluxo de caixa

As principais consequências da situação financeira de uma empresa decorrem das entradas e saídas.

Ter esse controle é essencial para evitar gastos com compras desnecessárias, e manter um controle fiel a todas as entradas e saídas do dia a dia da empresa.

Com essa gestão fica mais fácil encontrar de forma acertiva os gastos desnecessários e evitá-los.

     3. Não fazer uma gestão de estoque

Esse ponto é importante para evitar desperdícios com aquisições desnecessárias, e também para não deixar faltar materiais necessários para o serviço prestado.

     4. Precificação incorreta 

A precificação incorreta de serviços é um dos principais problemas financeiros de uma empresa, ele pode ser alto demais e não atrai os clientes, e pode ser baixo demais e nao consegui cobrir todas as necessidades da  empresa e fornecer lucro, por isso é fundamental conhecer bem o serviço prestado, funcionamento da empresa e o mercado de atuação para não errar nessa conta e fazer uma precificação justa e efetiva para ambas as partes.

     5. Não se atentar a prazos e vencimentos 

Atrasar contas ou até mesmo obrigações fiscais é um sério problema, já que a empresa sofre a incidência de juros o que, quando em decorrência, impacta de forma direta no lucro da empresa.

Por isso é essencial manter controle tanto das contas a receber quanto das contas a pagar, isso inclui a implementação de um planejamento  tributário, já que muitas empresas sofrem enormes prejuízos pela má gestão fiscal.

     6. Não acompanhar os indicadores de desempenho

Para identificar se a gestão está sendo efetiva e identificar os pontos a serem melhorados é necessário manter um acompanhamento dos indicadores de desempenho.

Esse acompanhamento é essencial para manter uma tomada de decisão mais assertiva e eficiente já que tem como base a análise de dados reais sobre o desempenho da empresa em uma determinada época.

Como a Somat Contabilidade pode te ajudar?

Com a Somat Contabilidade você garante uma empresa especializada e preparada para gerenciar todo o seu setor financeiro.

A terceirização do setor financeiro é uma ótima alternativa para empresas que desejam ter um gerenciamento do financeiro da empresa feito por um especialista para garantir os melhores resultados.

Nós cuidamos do seu setor financeiro com efetividade para garantir melhores resultados para a sua empresa continuar a crescer e se destacar no mercado.

CLIQUE AQUI E TENHA UMA GESTÃO FINANCEIRA EFICIENTE E SEM ERROS

5/5 - (1 vote)
Summary
6 erros na gestão financeira da sua empresa para evitar
Article Name
6 erros na gestão financeira da sua empresa para evitar
Description
Veja agora em nosso artigo os 6 principais erros na gestão do setor financeiro de um negócio que devem ser evitados.
Author
Publisher Name
Somat Contadores
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Veja como fazer a precificação de serviços adequadamente A precificação…
Cresta Posts Box by CP