Liberdade e crescimento para o seu negócio

Arrecadação do Simples Nacional cresce 6,73% no primeiro semestre

Alta pode anular perdas com a revisão da tabela, diz governo. Criação de empregos das PMEs também teve alta de janeiro a maio.

Por Débora Cruz

A arrecadação do Simples Nacional cresceu, em termos reais, 6,73% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2014. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (23) pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O programa unifica o pagamento de oito tributos cobrados pela União, estados e municípios.

De acordo com nota divulgada pela secretaria, a criação de empregos nas micro e pequenas empresas também cresceu, com a abertura de 116,5 mil vagas de janeiro a maio.

Segundo o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, os resultados confirmam o “protagonismo dos pequenos negócios”. “Felizmente as expectativas exageradamente pessimistas não conseguiram derrubar o crescimento chinês das micro e pequenas empresas, que continuam sustentando o emprego e a renda no Brasil”, afirmou o ministro, em nota.

Conforme dados do Sebrae, o Simples Nacional tem a adesão de 10 milhões de empresas, sendo que os pequenos negócios respondem atualmente por 27% do Produto Interno Bruto (PIB).

Revisão
Ao divulgar o balanço dos números, a Secretaria da Micro e Pequena Empresa também afirmou que o crescimento na arrecadação registrado é “mais do que suficiente” para anular as perdas provocadas pela revisão da tabela do Simples. Com base em um estudo da Fundação Getúlio Vargas, a secretaria diz que uma alta anual de 4,2% no faturamento já seria capaz de “anular qualquer impacto”.

O projeto de revisão da tabela do Simples está em discussão no Congresso Nacional.

De acordo com o governo, a proposta estabelece a criação de uma “rampa suave de tributação”. O texto prevê a substituição das atuais 20 faixas de tributação para sete, além da criação de um regime de transição.

Fonte: G1 – 23/07/2015

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Contabilidade no Rio de Janeiro

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados