Índice
Imposto de Renda 2022 tem prazo final para a entrega prorrogado pela Receita Federal
Ainda dá tempo para o contribuinte que ainda não entregou realizar o envio.
A Receita Federal prorrogou o prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda da pessoa física, o prazo anterior terminava no fim de abril, agora os contribuintes que ainda não se organizaram quanto à documentação têm um tempo extra para se manter em dia com o governo.
A entrega do documento após o prazo previsto tem multa estipulada pela Receita Federal. Vale ressaltar que, se você espera a restituição, as declarações que foram entregues primeiro recebem as respectivas restituições também nos primeiros lotes.
Continue a leitura e entenda as regras e os novos prazos para a declaração do IRPF 2022.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Somat pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Para ficar a par de tudo sobre a declaração do Imposto de Renda, veja os artigos que preparamos em nosso blog. Acesse os links abaixo.
- Saiba como ganhar dinheiro com declaração de IR
- Isenção: quem está isento da declaração?
- Contador para Imposto de Renda: qual a importância?
Quais os novos prazos para a entrega da declaração do IRPF 2022?
A Receita Federal, através da Instrução Normativa nº 2.077/2022, publicada no Diário da União na última terça-feira, 05 de abril de 2022, prorrogou o prazo da entrega da declaração do Imposto de Renda, que antes era de até dia 29 de abril, para o dia 31 de maio de 2022.
Com isso, a Receita busca minimizar ainda possíveis efeitos gerados em decorrência da pandemia de covid-19, bem como visa minimizar a quantidade de pessoas que possam não enviar a declaração.
Quais os prazos foram alterados com a IN nº 2.077/2022?
Além da Declaração de Ajuste Anual (declaração normal), prazo até 31 de maio de 2022, também foram prorrogadas até o dia 31 de maio:
- Declaração de Saída Definitiva do País;
- Declaração Final de Espólio (pessoa falecida).
Como ficaram os prazos para o pagamento de quem tem impostos a quitar?
O imposto a pagar teve o seu vencimento também adiado para o final de maio. As datas para pagamentos via débito automático foram modificadas para início em 10 de maio a primeira cota, até 31 de maio as demais.
Como fica a restituição do IR com a prorrogação do prazo final para a entrega da declaração?
Apesar de o prazo final ter sido adiado para 31 de maio, a Instituição Normativa mantém os mesmos prazos para a restituição do IRPF 2022, com o primeiro lote também previsto para 31 de maio. Veja como fica a restituição do IR em lotes.
1º – 31 de maio;
2º – 30 de junho;
3º – 30 de julho;
4º – 31 de agosto;
5º – 30 de setembro.
Tenha o apoio da Somat Contadores
Apesar de parecer ser uma tarefa fácil, o preenchimento de um documento fiscal deve ser realizado com atenção e, de preferência, por profissionais, tendo em vista a complexidade das informações solicitadas e necessárias.
Com o auxílio da Somat Contadores, você garante uma declaração sem erros e dentro dos prazos estabelecidos, além de ter sua restituição garantida, quando de direito, e de ficar longe de problemas com o governo.
CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA A SUA DECLARAÇÃO DO IR DENTRO DO PRAZO