Declaração do IR 2022 para a sua empresa: aprenda como fazer!

O Ir 2022 Ja Comecou Entenda Como E O Que Declarar Blog - Contabilidade no Rio de Janeiro

Compartilhe nas redes!

O IR 2022 já começou… Entenda como e o que declarar!

Para não cometer erros que podem comprometer sua empresa, é importante buscar informações completas sobre a declaração do Imposto de Renda. Leia o nosso post e saiba tudo o que você precisa!

A declaração do Imposto de Renda é cobrada todos os anos pela Receita Federal, nela, as empresas e pessoas físicas devem fazer a declaração sobre os lucros e valores que receberam no ano anterior, obedecendo as alíquotas específicas.

Você, empresário ou não, precisa fazer essa declaração? Então leia o artigo que preparamos e saiba tudo o que você precisa saber para declarar o IR 2022

Acompanhe!

Quem precisa declarar o IR?

Precisam declarar o IR todas as pessoas físicas que, no ano anterior à declaração, tiveram rendimento anual maior que o limite estipulado em lei, bem como as pessoas físicas que seguem os critérios de obrigação estabelecidos pelo governo.

Além disso, todas as pessoas jurídicas também estão obrigadas a declarar o IR, geralmente no primeiro trimestre de cada ano.

A contribuição do IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) é obrigatória para todas as empresas, porém, a forma de declaração, bem como a forma de tributação, irá depender do tipo de regime tributário em que cada empresa está enquadrada. 

A declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica encaminha para o Governo Federal as informações sobre as movimentações fiscais e contábeis das empresas, comprovando que os deveres tributários enquanto pessoa jurídica foram cumpridos. 

O pagamento é efetuado através das guias DARF ou DAS, sendo devida por todas as empresas.

Quais informações devem ser declaradas?

Existem algumas situações que demonstram que a retenção de imposto deve ser declarada. São elas:

  • Pagamentos de valores para as pessoas físicas que residem no país, incluindo os valores isentos e os não tributáveis;
  • Os créditos, as remessas, os pagamentos, as entregas e os empregos para pessoas residentes no exterior, mesmo quando o imposto não é retido, incluindo os casos de isenção e com alíquota zero;
  • Pagamentos para os planos de assistência à saúde da empresa;
  • Os valores do imposto sobre a renda ou dos pagamentos retidos na fonte dos rendimentos feitos para os seus beneficiários.

Quais são os modelos de tributação e alíquotas?

O IRPJ pode ser pago em quatro modalidades diferentes, mas, basicamente, todas possuem a mesma alíquota de 15%, exceto o Simples Nacional

Além disso, quando se trata do Simples Nacional, a contribuição do Imposto de Renda é feita de forma simplificada, por meio do DAS, e o valor pago varia conforme o faturamento

As empresas optantes pelo regime do Lucro Real devem fazer o pagamento de forma periódica, podendo ser mensal, trimestral ou mesmo anual. 

Terão que cumprir, ainda, com a alíquota de 15% sobre o lucro real. Caso exceda o valor de R$20.000,00 mensais, a alíquota será acrescida de 10% sobre esse valor.

No entanto, se a sua empresa for optante pelo regime do Lucro Presumido, é preciso seguir a tabela disponibilizada pelo Governo, no site da Receita Federal, para saber o percentual  de lucro tributável. O valor é pago de forma trimestral.

A alíquota pode variar de 1,6% a 32% do faturamento. Na sequência, é, então, aplicada a alíquota de 15% e pode haver um adicional de 10%, caso exceda o lucro superior a R$60.000,00 no trimestre.

São muitos detalhes? Ficou com alguma dúvida? Não se preocupe, você pode contar com o auxílio de um profissional contábil especializado em tributos para te ajudar. Então não hesite em contar com esses profissionais!

A Somat Contadores é especializada em tributos e pode te ajudar!

Ficou alguma dúvida sobre como declarar o IR 2022 da sua empresa? Não corra o risco de enviar informações erradas e cair na malha fina, conte com os serviços de excelência da Somat!

Oferecemos um serviço ético e transparente para que você tenha total tranquilidade e segurança nas suas finanças, tomadas de decisões e na declaração do Imposto de Renda. 

Deixe a burocracia conosco e tenha tempo e segurança para se dedicar ainda mais ao seu negócio. Para isso, é só clicar no ícone do WhatsApp e conversar com um de nossos especialistas.

Aguardamos o seu contato!

Realizar a declaração do IR para minha empresa corretamente!

5/5 - (1 vote)
Summary
Declaração do IR 2022 para a sua empresa: aprenda como fazer!
Article Name
Declaração do IR 2022 para a sua empresa: aprenda como fazer!
Description
O IR 2022 já começou... Entenda como e o que declarar! Leia nosso post e saiba todas as informações sobre o Imposto e Renda.
Author
Publisher Name
Somat Contadores
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Confira Agora Mesmo Todos Os Detalhes Sobre As Mudancas Geradas Por Meio Da In 112 Blog (1) - Contabilidade no Rio de Janeiro

IN 112: O que você precisa saber?

Saiba quais as novidades que a IN 112 traz com as novas mudanças A Instrução Normativa 112 busca oferecer maior tranquilidade e segurança no momento

Recomendado só para você
Entenda sobre as formas de tributação existentes Conhecer as formas…
Cresta Posts Box by CP