Índice
Veja como funciona a declaração de Imposto de Renda atrasado
Confira, neste artigo, como declarar o Imposto de Renda atrasado
A declaração do Imposto de Renda é um documento obrigatório e a partir do qual são cobrados alguns tributos sobre os seus rendimentos.
Trata-se de declarar todos os rendimentos do ano anterior para que a Receita Federal consiga observar a evolução de seu patrimônio.
Além disso, é válido lembrar que existe um prazo determinado pelo governo para que sejam enviados os documentos referentes ao IR. Nesse sentido, o envio após o prazo ocasionará alguns problemas.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Somat pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Devido a isso, abordaremos como funciona a declaração de Imposto de Renda atrasado e quais os detalhes essenciais.
Portanto, siga conosco até o final e tenha uma ótima leitura!
Como funciona a declaração do IR em atraso
Ao deixar que o prazo de envio do IR seja ultrapassado, o contribuinte sofrerá com algumas penalidades impostas pela Receita Federal.
Somente após acertar-se junto ao governo é que você conseguirá declarar o seu Imposto de Renda atrasado.
Veja como funciona esse processo.
Como declarar Imposto de Renda atrasado
Para realizar a declaração de seu Imposto de Renda que está em atraso, é preciso que siga algumas etapas.
Primeiro, você deverá saber que não há necessidade em baixar um novo programa para efetuar o preenchimento do documento referente ao IR. Basta atualizá-lo.
Após concluir a atualização, já será possível enviar a declaração. Entretanto, o contribuinte terá que pagar uma multa pelo período ultrapassado.
Trata-se de pagar 1% ao mês do imposto devido, sendo R$165,74 o seu valor mínimo, com a porcentagem podendo chegar a 20%, além dos relativos à taxa Selic.
Sendo assim, esteja ciente de todas as questões pertinentes ao envio de sua declaração em atraso a fim de evitar, ainda, maiores transtornos.
Consequências por não declarar o Imposto de Renda
Após o prazo de envio da declaração do Imposto de Renda, a Receita Federal costuma aceitar a documentação dentro de um novo período de cinco dias.
Ainda assim, ocorre de alguns contribuintes não realizarem a declaração de seus rendimentos.
A partir desse momento, o seu CPF ficará irregular, impedindo-o de prestar concursos públicos, de fazer empréstimos bancários, de abrir contas bancárias, dentre outros.
Devido a isso, conte com a ajuda de quem entende do assunto…
A ajuda do profissional contábil é fundamental
Contar com o suporte de uma contabilidade é de extrema importância para que saiba como funcionam os procedimentos a fim de realizar a sua declaração de Imposto de Renda que está atrasada.
Por meio da ajuda dos profissionais contábeis, você terá as devidas orientações sobre todo o processo, desde o preenchimento correto da sua declaração ao envio dentro do prazo.
Diante desse cenário, nós, da Somat Contadores, dispomos de nossos serviços contábeis e de toda a nossa equipe de especialistas para te auxiliar da melhor maneira.
Afinal, compreender e cumprir com o dever de realizar a sua declaração de IR, por mais que esteja fora do prazo, são ações cruciais para evitar transtornos com a Receita Federal.
Prezamos o trabalho de qualidade e com excelência, visando entregar os melhores resultados para tornar a sua rotina mais tranquila.
Portanto, não hesite em nos procurar!
Conte conosco, da Somat Contadores
Para que você tenha o suporte da Somat Contadores durante o processo de declaração de seu Imposto de Renda atrasado, é simples…
Basta clicar no ícone do WhatsApp, localizado no canto inferior direito da tela, e falar diretamente com nossos profissionais.
Não perca tempo, estamos te esperando!
DECLARE SEU IMPOSTO DE RENDA COM O AUXÍLIO DE QUEM É ESPECIALISTA NO ASSUNTO!