O que é Emprego Verde Amarelo ?

Compartilhe nas redes!

O Governo apresentou uma nova categoria de contratação de jovens que reduz os custos para o empregador. Vamos entender o novo programa de Emprego Verde Amarelo.

Com a intenção de estimular o crescimento de emprego o Ministro da Economia Paulo Guedes apresentou o programa de emprego Verde Amarelo voltado para jovens, a meta é de criação de 1,8 milhão empregos até o ano de 2022.

A nova categoria de emprego destinasse a jovens de 18 a 29 anos que nunca tenham trabalhado formalmente, para contratos de até 1,5 salário mínimo pelo prazo de 24 meses. Essa faixa etária é a que possui maior número de desempregados. Estão garantidos todos os direitos trabalhistas previstos na Constituição como por exemplo o pagamento de férias.

O que muda para a Empresa ?

A empresa ganha desoneração na folha e a redução no custo da mão de obra que fica entre 30% e 34%. Para compensar esse valor o governo indicou cobrança de INSS sobre o seguro-desemprego.

No FGTS o percentual dos contratos Verde Amarelo caem de 8% para 2% mensais e no caso de demissão sem justa causa a multa será de 20% do valor do saldo.

Valido apenas para novas contratações, não podendo substituir e com limite de 20% do quadro de funcionários.

A Proposta foi enviada para o Congresso Nacional e tem 120 dias para ser votada e virar Lei.

Sob mais elogios que críticas de empresários e economistas, a medida pode fazer um impacto positivo no mercado e automaticamente na economia como um todo.

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Existe hoje algumas propostas de Reforma Tributarias vagando por Brasília,…
Cresta Posts Box by CP