Quando trocar a contabilidade da minha empresa?

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Considerado atualmente um dos setores mais estratégicos de uma empresa, a Contabilidade é fundamental para a saúde financeira de qualquer negócio, já que é essa área a responsável pela regularidade fiscal e pela clareza do empreendedor sobre seus custos, receitas, rentabilidade e lucratividade.

Muito mais que tarefas burocráticas, como cuidar de pagamento de tributos e obrigações acessórias, o profissional contábil atua como um consultor capaz de desenvolver análises e projeções para a empresa. Além de tudo, o contador precisa ser um grande parceiro do empresário, pois estará lidando com as questões mais delicadas do empreendimento.

Contudo, nem sempre acertamos nas escolhas e pode chegar um momento em que o atual escritório de contabilidade ou contador já não atende mais as expectativas. Como saber quando trocar de contador?

Separamos a seguir algumas dicas para que você entenda quando é a melhor hora para trocar a contabilidade da sua empresa.

1 – Antes de mais nada, é importante lembrar que o profissional ou a empresa responsável pela sua contabilidade deve ter registro no Conselho Regional de Contabilidade e ter um contrato de prestação de serviços contábeis formalizado com você.

2 – A pergunta principal que deve ser colocada em questão é: Você se sente seguro com seu contador? Se a resposta for não, não adianta que seja o contador ou a empresa de contabilidade mais renomada do mercado. É preciso ter plena confiança de que ele é seu parceiro.

3 – Se seu contador apenas gera imposto e não participa das avaliações sobre seu negócio como um todo, sua empresa (e até você, como pessoa física) corre riscos. É preciso que ele saiba perfeitamente como a empresa atua, quais seus planos de crescimentos e desafios de gestão e, claro, deve estar atento à legislação (que muda o tempo todo) para antecipar problemas.

4 – Um contador que não cumpre prazos já deveria estar fora do mercado. Se essa responsabilidade já é importante em qualquer outra profissão, na área de contabilidade ela é imprescindível. Isso porque qualquer deslize pode acarretar multas e outros prejuízos na imagem da sua empresa. Esse item serve também para aquele profissional que não atende suas solicitações no tempo adequado – o que influencia diretamente na confiança que você terá ele.

5 – Seu contador está atento às novas tecnologias e aos softwares de gestão ou continua fazendo tudo manualmente? As obrigações acessórias possuem uma infinidade de detalhes e com legislações que se alteram o tempo todo fica impossível fazer as coisas como há dez anos atrás. A Receita utiliza tecnologia de ponta para cruzar seus dados, portanto, um software especializado em “espelhar” o que o Fisco faz para antecipar erros é essencial.

Todo empresário tem esse direito, previsto pelo Código de Defesa do Consumidor.

Trocar de contador não é nenhum bicho de sete cabeças. Caso exista uma cláusula de multa por rescisão contratual fora do prazo estipulado, o empresário pode ser obrigado a pagar a multa.

Essa troca pode parecer um processo desanimador no começo, por conta de todo o período de adaptação, mas depois, lembre-se: você vai colher os benefícios!

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Tudo O Que Voce Precisa Saber Sobre A Projecao De Lucros E Perdas Blog - Contabilidade no Rio de Janeiro

Projeção de lucros e perdas

Veja como realizar uma projeção de lucros e perdas em sua empresa Por meio da análise de projeção de lucros e perdas, a sua empresa pode crescer significativamente. Empreender é um desafio muito grande, portanto, se você tem a intenção

Recomendado só para você
No último artigo falamos sobre quando é a hora de mudar…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top