Quando trocar a contabilidade da minha empresa?

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Considerado atualmente um dos setores mais estratégicos de uma empresa, a Contabilidade é fundamental para a saúde financeira de qualquer negócio, já que é essa área a responsável pela regularidade fiscal e pela clareza do empreendedor sobre seus custos, receitas, rentabilidade e lucratividade.

Muito mais que tarefas burocráticas, como cuidar de pagamento de tributos e obrigações acessórias, o profissional contábil atua como um consultor capaz de desenvolver análises e projeções para a empresa. Além de tudo, o contador precisa ser um grande parceiro do empresário, pois estará lidando com as questões mais delicadas do empreendimento.

Contudo, nem sempre acertamos nas escolhas e pode chegar um momento em que o atual escritório de contabilidade ou contador já não atende mais as expectativas. Como saber quando trocar de contador?

Separamos a seguir algumas dicas para que você entenda quando é a melhor hora para trocar a contabilidade da sua empresa.

1 – Antes de mais nada, é importante lembrar que o profissional ou a empresa responsável pela sua contabilidade deve ter registro no Conselho Regional de Contabilidade e ter um contrato de prestação de serviços contábeis formalizado com você.

2 – A pergunta principal que deve ser colocada em questão é: Você se sente seguro com seu contador? Se a resposta for não, não adianta que seja o contador ou a empresa de contabilidade mais renomada do mercado. É preciso ter plena confiança de que ele é seu parceiro.

3 – Se seu contador apenas gera imposto e não participa das avaliações sobre seu negócio como um todo, sua empresa (e até você, como pessoa física) corre riscos. É preciso que ele saiba perfeitamente como a empresa atua, quais seus planos de crescimentos e desafios de gestão e, claro, deve estar atento à legislação (que muda o tempo todo) para antecipar problemas.

4 – Um contador que não cumpre prazos já deveria estar fora do mercado. Se essa responsabilidade já é importante em qualquer outra profissão, na área de contabilidade ela é imprescindível. Isso porque qualquer deslize pode acarretar multas e outros prejuízos na imagem da sua empresa. Esse item serve também para aquele profissional que não atende suas solicitações no tempo adequado – o que influencia diretamente na confiança que você terá ele.

5 – Seu contador está atento às novas tecnologias e aos softwares de gestão ou continua fazendo tudo manualmente? As obrigações acessórias possuem uma infinidade de detalhes e com legislações que se alteram o tempo todo fica impossível fazer as coisas como há dez anos atrás. A Receita utiliza tecnologia de ponta para cruzar seus dados, portanto, um software especializado em “espelhar” o que o Fisco faz para antecipar erros é essencial.

Todo empresário tem esse direito, previsto pelo Código de Defesa do Consumidor.

Trocar de contador não é nenhum bicho de sete cabeças. Caso exista uma cláusula de multa por rescisão contratual fora do prazo estipulado, o empresário pode ser obrigado a pagar a multa.

Essa troca pode parecer um processo desanimador no começo, por conta de todo o período de adaptação, mas depois, lembre-se: você vai colher os benefícios!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Encontre O Regime Tributario Ideal Para Sua Prestadora De Servicos Blog - Contabilidade no Rio de Janeiro

Regime tributário: qual o ideal para prestadores de serviços

Entenda como garantir o enquadramento no regime tributário ideal para sua grande prestadora de serviços! Saiba como evitar carga tributária excessiva, enquadrando sua prestadora de serviços no regime tributário mais adequado Manter uma prestadora de serviços de grande porte operando

Confira Agora Um Guia Completo De Como Regularizar A Sua Sociedade Blog - Contabilidade no Rio de Janeiro

Legalização de sociedade: como garantir?

Descubra agora o que é preciso para garantir a legalização de sociedade de prestadores de serviços Manter a sua prestadora de serviços em dia é fundamental para continuar no caminho do sucesso e, assim, lucrar muito Abrir uma sociedade certamente

Recomendado só para você
No último artigo falamos sobre quando é a hora de mudar…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top