Segurança e medicina do trabalho – veja a diferença

Entenda A Diferencca Entre Seguranca E Medicina Do Trabalho Blog - Contabilidade no Rio de Janeiro

Compartilhe nas redes!

Embora citadas em conjunto, há diferença entre segurança e medicina do trabalho

São áreas diferentes e conhecer a distinção entre elas é essencial para o cumprimento das exigências legais

Em termos de objetivos, funções e especialidades, a segurança e a medicina do trabalho são bem distintas. 

Porém, ambas são citadas em conjunto em diversas situações dentro de uma organização, o que pode gerar confusão no momento de cumprir com as exigências legais. 

Neste artigo, vamos falar sobre cada uma para que você venha entender a diferença entre elas e também a importância de cada uma dentro de uma empresa. 

Portanto, fique conosco até o final e boa leitura! 

O que é segurança do trabalho? 

Segurança do trabalho se refere à redução de riscos de acidentes e de doenças ocupacionais no ambiente de trabalho, principalmente quando o profissional atua com atividades perigosas ou insalubres. 

Os especialistas em segurança do trabalho orientam quanto ao uso de equipamentos de segurança (EPIs), manuseio de produtos, disposição de objetos em cada setor, condições de umidade, barulho, temperatura e exposição a químicos, entre outras ações.

O objetivo é garantir não só a segurança do colaborador, mas que a empresa também esteja adequada aos patamares de riscos toleráveis, tornando-a apta a manter o colaborador em segurança enquanto ele executa sua função. 

O que é medicina do trabalho? 

A medicina do trabalho está diretamente ligada a qualidade de vida do colaborador, realizando a manutenção desse aspecto, visando a saúde física, mental e social. 

Seu papel é conter os possíveis elementos nocivos do ambiente de trabalho e das atividades desenvolvidas pelos funcionários, contribuindo para um ambiente com menores casos de doenças ocupacionais ou profissionais. 

Os profissionais da medicina do trabalho atuam de maneira ampla, oferecendo informações para que os profissionais de segurança ajustem os ambientes das empresas.

Qual a diferença entre eles?

Essa área tem como função garantir a segurança e saúde dos colaboradores, evitando prejuízos no ambiente de trabalho.

As atividades são, portanto, complementares e possuem diferença em diversos aspectos: 

São elas: 

  • Seu âmbito de atuação;
  • Capacitação. 

No âmbito de atuação, a segurança do trabalho atua predominantemente no ambiente e na relação do colaborador com o meio no qual está inserido, buscando uma adequação aos níveis de risco que estão dentro dos parâmetros.

Já a medicina do trabalho lida diretamente com os cuidados com o corpo e mente do colaborador, examinando, diagnosticando e tratando os efeitos do exercício contínuo das atividades laborais.

A capacitação para atuar nos setores também é diferente. 

Para atuar com segurança do trabalho, engenheiros e técnicos de trabalho formam-se para identificar e lidar com os riscos da organização (projetos, ambientes, funções etc.), enquanto os profissionais da medicina estudam como manter ou restabelecer a saúde. 

Qual a importância desses profissionais em uma empresa?

Contar com profissionais altamente qualificados para essas funções e destinar recursos para a elaboração dessas atividades preventivas e corretivas trazem benefícios para a organização. 

Entre elas estão: 

  • Melhoria nos indicadores do RH;
  • Responsabilidade social;
  • Minimização dos risco de problemas jurídicos;
  • Aplicação correta das normas de segurança e saúde do trabalho.

Tenha a Somat Contabilidade e Gestão como sua aliada! 

Agora que você conhece a diferença e a importância da segurança e medicina da saúde dentro de uma organização, não restam mais dúvidas sobre como é essencial ter boas práticas quando se refere a esse aspecto, principalmente, se cercar de bons profissionais. 

Portanto, caso tenha restado alguma dúvida sobre o assunto, conte com a ajuda de especialistas, e com um atendimento personalizado e sempre à sua disposição, suas dúvidas podem ser sanadas.

Entre em contato conosco.

Basta clicar no link abaixo, informar os seus dados, clicar em “Enviar” e, em poucas horas, um de nossos especialistas entrará em contato!

Ou caso prefira, clique no ícone do WhatsApp, no canto da tela, e fale com nossa equipe agora mesmo!

Estruturar adequadamente a segurança e medicina do trabalho em minha empresa!

5/5 - (1 vote)
Summary
Segurança e medicina do trabalho - veja a diferença
Article Name
Segurança e medicina do trabalho - veja a diferença
Description
Embora citadas em conjunto, há diferença entre segurança e medicina do trabalho. Leia nosso post e saiba mais sobre o assunto.
Author
Publisher Name
Somat Contadores
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Confira Agora Mesmo Todos Os Detalhes Sobre As Mudancas Geradas Por Meio Da In 112 Blog (1) - Contabilidade no Rio de Janeiro

IN 112: O que você precisa saber?

Saiba quais as novidades que a IN 112 traz com as novas mudanças A Instrução Normativa 112 busca oferecer maior tranquilidade e segurança no momento

Recomendado só para você
Tudo o que sua empresa precisa saber sobre segurança e…
Cresta Posts Box by CP