Índice
Não entregou a declaração de IR e seu CPF está bloqueado? Descubra agora o que fazer
Ter o CPF bloqueado por não entregar a declaração do IR pode gerar diversos problemas. O ideal, nesses casos, é a resolução do problema imediatamente após sua descoberta, por isso preparamos este artigo para te orientar a como agir nesse caso.
A declaração do Imposto de Renda é uma obrigação federal que incide tanto sobre pessoa jurídica quanto pessoa física.
Anualmente, a Receita Federal libera as regras acerca da obrigatoriedade da apresentação da declaração de IR. O não cumprimento da entrega, conforme estipulado, acarreta diversos problemas para o contribuinte, como multa e o bloqueio do CPF.
Se você está com o CPF bloqueado por falta de apresentação da declaração do Imposto de Renda, leia este artigo e entenda o que fazer nesse caso.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Somat pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Antes disso, entenda mais sobre a declaração de IR e a importância de não deixar de declará-la.
Clique nos links abaixo e veja material que preparamos para você em nosso blog.
- Prazos para a declaração de IR: saiba qual é
- DIRF: veja agora como fazer a declaração de IR retido na fonte
- Declaração de IR 2022 para a sua empresa: aprenda como fazer
O CPF bloqueado impede a pessoa de tirar passaporte, de fazer financiamentos e implica várias outras restrições que podem causar uma grande dor de cabeça.
Saiba que, se você não entregou a declaração de IR em casos de obrigatoriedade, pode estar, sim, sujeito a ter o CPF bloqueado.
Se já está com o CPF bloqueado e sofrendo com essas restrições, continue a leitura e saiba o que fazer.
Como saber se o CPF está bloqueado?
É possível verificar se seu CPF está bloqueado através do site da Receita Federal ou do SERASA, basta apenas preencher as informações pedidas e solicitar a realização da pesquisa no site.
- Veja a situação do seu CPF através do site da Receita Federal clicando aqui;
- Para consultar a situação do CPF através do SERASA, basta clicar aqui.
Por quais motivos o CPF pode ser bloqueado?
Entenda a diferença entre CPF bloqueado, suspenso, cancelado, bloqueado e nulo. Veja quais os motivos para cada situação abaixo.
- CPF bloqueado
Ocorre em casos em que o contribuinte está em dívidas perante o fisco, aspecto gerado pela falta da entrega da declaração do Imposto de Renda, como visto anteriormente.
- CPF suspenso
Nesse caso, o indivíduo pode ter o CPF bloqueado por ter deixado de votar, ou até possíveis problemas como informação incorreta no cadastro nacional.
- CPF cancelado
Esse caso ocorre muito por fatores como múltiplo CPF e se dá por decisão judicial ou administrativa.
- CPF nulo
Ocorre por conta de fraudes comprovadas no documento.
O que acontece em casos de CPF bloqueado?
No caso de CPF bloqueado, o contribuinte não consegue fazer financiamentos, compras no crédito, pode ter contas bloqueadas e ficar impedido de fazer a emissão de passaporte, bem como fica impedido de solicitar cartão de crédito e não consegue receber benefícios governamentais, além de não poder fazer inscrição em faculdades e em concursos.
Como regularizar o CPF bloqueado?
No caso de bloqueio pela falta da entrega da declaração, é bem fácil de resolver. Apenas entregue as declarações ou a declaração que está em falta, e a Receita fará a atualização do seu CPF.
Vale lembrar que toda a entrega atrasada gera multa, então converse com um profissional especializado e entenda mais sobre a importância da entrega da declaração e evite problemas como esse.
Conte com a Somat Contadores para fazer a regularização do seu CPF e para entregar a declaração do Imposto de Renda. Contamos com profissionais de excelência na prestação de serviços contábeis para mudar a maneira como você encara as obrigações fiscais.
CLIQUE AQUI E TENHA O APOIO DE UM PROFISSIONAL PARA TE AJUDAR A RESOLVER QUESTÕES COM SEU CPF!